domingo, 28 de abril de 2013

!!! MESTIÇO !!!

Negro, Índio, Português, Italiano, SOU MESTIÇO. Muitos não me dão caráter racial, eu os agradeço, afinal, eu sou todos e não sou nenhum. Mal sabem eles que esta é a minha melhor e maior característica – a miscigenação. Salve, Darcy Ribeiro!

Ela me obrigou, na vida, a eleger o ser humano como irmão, sem nenhuma distinção racial, e me levou, de mãos dadas, a trilhar um caminho de consciência, solidariedade e carinho entre os humanos que todos somos. 

Por esta compreensão, mesmo nos momentos de desconsideração que vivi, jamais pensei: eles fazem isso só porque sou mestiço? Não, não seria eu o meu próprio discriminador (só porque eu sou mestiço?). Antes eu diria: sou forte, sou guerreiro, sou mestiço, altaneiro. E seguiria em frente...!!


Tonico Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário