domingo, 4 de dezembro de 2011

COMEMORAÇÃO OU ABERRAÇÃO?


Quando assisto a uma partida de futebol,
torço pelo 0 x 0.

Explico: muitos insistem que o futebol evoluiu, discordo, acho que o que evoluiu foi o preparo físico dos jogadores, são 22 gladiadores (raras exceções) se atropelando sistematicamente, onde a poesia do futebol foi jogada pra escanteio, mas toda essa visão é só minha, pode ser contestada e provado que estou errado.

Mas quanto a torcer pelo 0 x 0, é que por mais bonito que o gol possa acontecer, o pior vem depois, a comemoração. Esta sim, tenho certeza, não evoluiu. O que a nós é oferecido é um espetáculo ridículo, com coreografias canhestas, e sempre endereçado à câmera de televisão mais próxima. Os jogadores, normalmente, esquecem a força da multidão que os aclama com o elogio suado e, muitas vezes, sacrificado para estar ali ao vivo vendo uma comemoração que não lhes é destinada, mas sim a aparelinhos que os cercam, deformando uma comunicação que ao vivo seria muito melhor e visceral.

Portanto, solicito que as emissoras captem as torcidas no momento glorioso do gol, e os jogadores também, quando comemoram com todos e com a torcida principalmente, sem coreografias sem sentido, ou ataques a lentes de forma imbecil. E que os jogadores se sintam após um gol como um mestre sala saudando a galera, e dividindo com ela a alegria do gol. Então, assim, irei aos estádios não torcendo pelo 0 x 0, mas para que os gols aconteçam e eu esteja junto como participante da euforia poética deste momento.

Tonico.

2 comentários: