terça-feira, 3 de maio de 2011

AMIGA!!

!Amiga!

Definitivamente, sou um privilegiado. Não pelas benesses mesquinhas que o homem almeja em sua passagem pelos caminhos do mundo. Mas esses mesmos caminhos nos surpreendem com as suas rotas e nos fazem encontrar poucos – muito poucos – amigos (afinal temos algum caráter), porém todos da mais pura qualidade. Deveria agradecer a Deus por isso, mas meu Deus não tem a simplicidade de um Deus, mas a complexidade do homem. Sim, meu Deus é o homem, portanto: obrigado meu Deus / Homem, pelas minhas poucas e eternas amizades. Mas sou um iconoclasta convicto, e não me basta o Deus / Homem, eu quero mais, eu tenho mais. Simplesmente meu Deus é mulher, plural, único, definitivo e fundamentalmente presente, sem precisar que eu lhe dirija orações de súplicas. Um deles (delas) estar sempre presente, me ilumina com sua sensibilidade, professora de solidariedade que é, como estrela-guia, guia meus passos na imensidão da insensatez – não que eu peça (às vezes peço), mas porque fundamentalmente preciso, e como Deus, ela sabe disso, mesmo que eu ainda não saiba. A imagem mais próxima que tenho dessa Deusa / Mulher é a de uma penugem de ganso, diafanamente sendo levada pelos ventos e que jamais deve tocar o chão para que não se torne impura – quem sabe purificaria o chão? – e na dúvida, ventos, levem-na para o alto, sempre e sempre, afinal o céu é o lugar definitivo dela.
Faz 42 anos que adotei esta religião, a do Deus / Supremo / Mulher, e quem me faz crédulo, e quem me faz esperançoso, foi especificamente esta Deusa / Mulher: Imara Reis. E como ela não gosta de orações – eu sei – faço uma oração disfarçada em agradecimento...

... obrigado, Imara, por sua máxima, máxima, máxima amizade.

Tonico Pereira


Escrevi este texto para que constasse da biografia da Imara, o que muito me honrou, mas ainda, quando li a biogafia. Um painel preciso de uma época que sobrevivemos juntos. IMARA REIS, VANFILOSOFIA da Coleção Aplauso, editora Imprensa Oficial.

T...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. lindo isso! nada vale mais que amizade mesmo!

    ResponderExcluir
  3. e eu, ainda triste com a morte do Zé, fico grata e + emocionada.... bacana, muito bacana... obrigada cumpadi.

    ResponderExcluir
  4. Grande Imara, é bom testemunhar essa amizade, é puro prazer ver voces juntos, saudades!

    ResponderExcluir