!Amiga!
Definitivamente, sou um privilegiado. Não pelas benesses mesquinhas que o homem almeja em sua passagem pelos caminhos do mundo. Mas esses mesmos caminhos nos surpreendem com as suas rotas e nos fazem encontrar poucos – muito poucos – amigos (afinal temos algum caráter), porém todos da mais pura qualidade. Deveria agradecer a Deus por isso, mas meu Deus não tem a simplicidade de um Deus, mas a complexidade do homem. Sim, meu Deus é o homem, portanto: obrigado meu Deus / Homem, pelas minhas poucas e eternas amizades. Mas sou um iconoclasta convicto, e não me basta o Deus / Homem, eu quero mais, eu tenho mais. Simplesmente meu Deus é mulher, plural, único, definitivo e fundamentalmente presente, sem precisar que eu lhe dirija orações de súplicas. Um deles (delas) estar sempre presente, me ilumina com sua sensibilidade, professora de solidariedade que é, como estrela-guia, guia meus passos na imensidão da insensatez – não que eu peça (às vezes peço), mas porque fundamentalmente preciso, e como Deus, ela sabe disso, mesmo que eu ainda não saiba. A imagem mais próxima que tenho dessa Deusa / Mulher é a de uma penugem de ganso, diafanamente sendo levada pelos ventos e que jamais deve tocar o chão para que não se torne impura – quem sabe purificaria o chão? – e na dúvida, ventos, levem-na para o alto, sempre e sempre, afinal o céu é o lugar definitivo dela.
Faz 42 anos que adotei esta religião, a do Deus / Supremo / Mulher, e quem me faz crédulo, e quem me faz esperançoso, foi especificamente esta Deusa / Mulher: Imara Reis. E como ela não gosta de orações – eu sei – faço uma oração disfarçada em agradecimento...
... obrigado, Imara, por sua máxima, máxima, máxima amizade.
Tonico Pereira
Escrevi este texto para que constasse da biografia da Imara, o que muito me honrou, mas ainda, quando li a biogafia. Um painel preciso de uma época que sobrevivemos juntos. IMARA REIS, VANFILOSOFIA da Coleção Aplauso, editora Imprensa Oficial.
T...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirlindo isso! nada vale mais que amizade mesmo!
ResponderExcluire eu, ainda triste com a morte do Zé, fico grata e + emocionada.... bacana, muito bacana... obrigada cumpadi.
ResponderExcluirLIndo demais Tonico!
ResponderExcluirGrande Imara, é bom testemunhar essa amizade, é puro prazer ver voces juntos, saudades!
ResponderExcluir